PNEUS.... QUANDO ESTÁ NA HORA DE TROCAR ?
- 02/10/2019
É importante lembrar que a lei pune quem não cuida dos pneus do carro. Embora a legislação de trânsito não trate de forma específica sobre esse tema, ela define, no artigo 230 que conduzir veículos “em mau estado de conservação” gera multa e penalidades. Portanto, o pneu avariado é enquadrado como ocorrência grave, com uma punição de R$ 127,68 e perda de 5 pontos na carteira.
Reconhecer o momento correto para trocar os pneus do carro é uma tarefa importante. Ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição. Em geral, o jogo de pneus tem validade de 5 anos. O fabricante também pode identificar qual a quilometragem máxima que determinado pneu consegue rodar sem perder o seu grau de segurança. Embora sejam informações importantes, são apenas informações referenciais, já que o desgaste dos pneus varia de carro para carro, uso do motorista, peso transportado e tipo de pista.
Quantos quilômetros roda um pneu?
Quantos quilômetros um pneu consegue rodar antes de se desgastar depende de vários fatores como a maneira de dirigir. Quando se dirige com calma freando e acelerado do jeito ideal, maiores são as chances dos pneus durarem comparados com alguém que queima pneus ou freia bruscamente. Os tipos de estrada também influenciam na durabilidade dos pneus. Se a pessoa dirigiu bastante na rodovia o pneu pode durar mais que alguém que pega estrada de paralelepípedo, terra e declives.
Para facilitar a vida do condutor o pneu já vem com um indicador visual de quando o pneu deve ser substituído, são pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu que funcionam como um indicador de desgaste (Tread Wear Indicator – TWI). Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.
Tread Wear Indicator – TWIA regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente. Em algumas situações um lado do pneu pode estar mais próximo de chegar ao TWI que em outras partes do pneu. Se isto acontecer é recomendado trocar o pneu. Para o pneu ter um desgaste uniforme é recomendado manter corretamente calibrado.
Um carro que roda com mais peso também vai ter um desgaste mais rápido que um carro que roda mais leve. Se a pressão do pneu estiver incorreta também vai influenciar no desgaste. O tipo de pneu também é importante para definir a durabilidade. Alguns pneus são desenvolvidos para ser melhor na chuva ou ter menos ruído, ou melhor, em velocidades superiores e calor, cada um destes atributos tem um efeito diferente na durabilidade do pneu.
Outra dúvida muito comum é sobre a quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme para que todos estejam nas mesmas condições. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo
Como escolher os pneus?
Para escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
Dessa forma, fique sempre atento aos sinais que seu veículo te dá. É essencial realizar a manutenção adequada do veículo para evitar maiores dores de cabeça, gastos e até mesmo um acidente. Siga nossas dicas e dirija com segurança!