Programação variada / Gerson Junior
00:00 Ás 00:00Hs
 
 


Que tal conhecer Anchieta?

Veja 10 atrativos para aproveitar na região!

Que tal conhecer Anchieta? Veja 10 atrativos para aproveitar na região!

Que tal conhecer Anchieta? Veja 10 atrativos para aproveitar na região!

Janeiro é o mês ideal para programar viagens e conhecer novos lugares. Com tantas belezas no Espírito Santo, isso é fácil para os capixabas e a parte difícil mesmo é só na hora de escolher o destino.

Saindo da Grande Vitória, uma boa opção é o município de Anchieta, no Sul do Estado. Além de belas e badaladas praias, o município também tem lugares para quem procura bucolismo, rica gastronomia, cultura, aventura e fé.


Os balneários de Iriri, Ubú e Castelhanos são os mais procurados para quem quer curtir badaladas praias. Mas existem muitas outras. Algumas isoladas e outras mais tranquilas para se divertir com a família, em meio a cenários exuberantes.

Santuário Nacional de Anchieta faz parte do roteiro de fé do município
Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O roteiro de fé do município contempla o Santuário Nacional de Anchieta e muitas igrejas. Já para quem procura conhecer a história e respirar cultura, o ideal é visitar o Centro Cultural de Anchieta, no centro da cidade e o Museu de Anchieta, no bairro Porto de Cima.

Quem gosta de aventuras também pode fazer um passeio de caiaque na lagoa de Mãe-Bá
Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Ainda, o município dispõe de passeios de barco pelo rio Benevente e pelo manguezal, por onde se tem acesso as intrigantes Ruínas do Rio Salinas. Há também passeio de caiaque na lagoa de Mãe-Bá, na chegada do município no sentido Guarapari x Anchieta.

Conhecer o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha também faz parte do roteiro
Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Outra dica é conhecer o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região. Durante o verão é possível ver o espetáculo da abertura de ninhos e solturas de filhotes.

No Circuito Turístico Imigrantes os visitantes podem conhecer a fabricação de massas, doces e pães
Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Já no interior, há o Circuito Turístico Imigrantes, onde os visitantes podem conhecer a fabricação de massas, doces, pães caseiros, embutidos e cachaças. No mês de janeiro acontece a colheita de uva em dois sítios. Nesses locais, os visitantes podem conhecer videiras e colher a própria uva que desejam comprar.

1.      Praias de Iriri

O balneário é composto pelas praias: Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul. A lagoa da Conceição, divisa com o município de Piúma é outro atrativo turístico. O balneário de Iriri concentra a maior infraestrutura hoteleira do município, além de ótimos restaurantes. Os turistas vêm dos mais distantes pontos do Brasil, para saborear os frutos do mar e a tradicional moqueca capixaba.

Como Chegar: Há duas entradas principais após a sede de Anchieta, a primeira fica a 8 km do centro da cidade.

 

2.      Praia de Castelhanos

Graças à presença de recifes, durante as marés baixas se formam varias piscinas naturais de águas quentes onde habitam espécies de fauna e flora. São as poçinhas de maré, habitat natural e protegido pelo meio ambiente. A praia de Castelhanos oferece também entretenimento e lazer em áreas especificas como: a prática de esportes náuticos, surf, vela, ginástica na praia, vôlei, peteca ou simplesmente uma boa caminhada pelas trilhas apreciando as áreas de preservação e o mar sempre azul.

Como Chegar: Entrada de acesso pela Rodovia do Sol, 04 km do centro de Anchieta.

 

3.      Praia de Ubú

Ubú é um balneário bucólico e límpido, suas águas são claras e calmas, e os turistas que por ali passam se encantam com sua beleza natural. O balneário possui uma boa infraestrutura hoteleira e bons restaurantes que servem a tradicional moqueca capixaba.

Como Chegar: Pela Rodovia do Sol, entrada principal pelo trevo de Ubú, que fica a 05 km do centro de Anchieta.

 

4.      Projeto IPCMar – antigo projeto Tamar

Situado na praia de Guanabra, o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), é uma ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região, faz o monitoramento da abertura de ninhos e soltura dos filhotes. Nesse período de verão, é comum ocorrer no final da tarde o espetáculo. A sede do instituto fica aberta de terça a domingo, das 8h às 18h. A visita é gratuita. Lá as pessoas podem conferir uma exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados. Ainda é possível conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.

Como Chegar: Entrada pela praia de Guanabara ou pela praia de Castelhanos, seguir beira mar. Há sinalização nos locais. Telefone: 28 3536-3547. Fica cerca de 03 km do centro de Anchieta.

 

5.      Ruínas do Rio Salinas ou Ruínas Jesuíticas

As Ruínas do Rio Salinas, localizadas à margem esquerda do rio Salinas, se destacam do ambiente natural em que se situam não só pelo engenho humano que representam, mas, também pela imponência de suas formas, pela harmonia de suas proporções e pela sequência rítmica do conjunto de pilares e colunas, algumas redondas e outras quadradas.

Construção em alvenaria de pedra, argamassa com uma mistura heterogênea, em que se destacam as pequenas conchas de Anchieta, as Ruínas se alçam do solo a partir de um sistema estrutural básico de colunas e paredes de vegetação. Composta de 32 colunas que, acredita-se também formava uma antiga salina clandestina. Os resquícios intrigam moradores e visitantes, uns acreditam que tenham sido uma antiga igreja jesuítica.

 Como Chegar. Situada a poucos quilômetros da cidade de Anchieta, no meio de um bosque de eucaliptos, pode-se chegar às ruínas pela estrada de rodagem ou pelo rio Benevente, sendo este um passeio agradável onde se pode apreciar a beleza da fauna e flora em torno do manguezal.

 

6.      Santuário Nacional de Anchieta

É composto por um conjunto arquitetônico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu Nacional São José de Anchieta e Cela (quarto do “Apóstolo do Brasil”). Construída no século XVI. No Museu podem ser vistos móveis antigos, peças arqueológicas, roupas e outros grandes objetos de valor religioso e histórico dos séc. XVI até os dias atuais. Na Cela de São José de Anchieta se encontra a relíquia de um de seus ossos. O museu é aberto diariamente para visitação, das 8h às 18h.

Localização: Entrada no centro da cidade, em frente à praia central.

 

7-      Passeio de caiaque na lagoa de Mãe-Bá

O passeio é agendado e custa R$ 70,00 por pessoa. É incluso seguro turista, água e frutas.  É recomendado para maiores de 10 anos. A lagoa fica a 8 km do centro de Anchieta. Segunda maior lagoa de água doce do Estado, separada do mar por uma estreita restinga repleta de belas falésias. Tel.: 28 99919-4365 – Fábio Rosa.

Localização: Rodovia do Sol sentido  Anchieta X Guarapari

 

8-      Centro Cultural de Anchieta

Além de guardar parte da memória do município, o Hotel Anchieta, hoje Centro Cultural Anchieta, é um atrativo turístico cultural de grande expressão que agrega atividades que valorizam e resgatam a cultura local. Esse espaço é referência de cultura para a região. No espaço são realizadas constantes exposições e eventos.

Localização: Centro da cidade, em frente a praia Central

 

9-      Passeio de barco pelo manguezal e Rio Benevente

O passeio pelo Rio Benevente e pelo manguezal começa pelo Porto da Colônia de Pesca, onde são oferecidas embarcações pesqueiras com fins turísticos, promovendo um atrativo inesquecível pelos manguezais. A viagem dura em média duas horas e propicia ao visitante conhecer a fauna, a flora e a história da região. O passeio contempla a parte ambiental e histórica e custa R$ 150,00 (até 10 pessoas).

Acesso: Porto de Anchieta – próximo ao Mercado Municipal – Tel.: 28 99909-0821 – Jaldemar.

 

10-  Circuito dos Imigrantes

O circuito turístico é marcado por tradições, cultura e gastronomia. Possui infraestrutura de pousadas e hospedagem cama e café. O circuito também oferece lazer, aventura e belas paisagens, como cachoeiras em Alto Joeba, além do mirante, com 330 m de altitude e vista panorâmica para o mar.

Além disso, há também fábrica de picolé, produção e comercialização de cachaças, massas, biscoitos, bolos, pães caseiros, licores, geleias, defumados, vinhos, mel, confecção de roupas, esculturas em madeira, entre outros.

Como chegar: Entrada na BR 101 Sul, acesso no Portal da Imigração.

Postado em: 14/03/2017 às 22:55:19
Link:

 • News | Outras Noticias
28/04/2016 - Lei do Silêncio, fique por dentro....
14/03/2017 - Bares terão que recolher mesas.......

  DESTAQUES
Reforma trabalhista:
Reforma trabalhista só afetará novos contratos de trabalho, esclarece ministério...
Que tal conhecer Anchieta?:
Veja 10 atrativos para aproveitar na região!...
aventurar em Domingos Martins:
adrenalina e aventura, confira 6 opções em Domingos Martins...
  + Destaques

TOP - As Mais Pedidas
1
24 Horas por dia
Ludimilla
2
Hello
Adele
3
Deixa ele sofrer
Anitta
4
Lean On
Major Lazer & DJ Snake
5
Sosseguei
Jorge & Mateus
 

Enquete - Vote Agora!

O que você achou do nosso site? +